top of page

A importância do autoconhecimento para você crescer em sua liderança!

Atualizado: 16 de set. de 2020

Com 4 dicas comportamentais para você sair do isolamento social nocivo que te impede de avançar.



Olá, tudo bem? 


Meu assunto com você neste #post vem com algumas abordagens a partir do #autoconhecimento para você avançar em seu objetivos. A propósito você tem procurando se conhecer? Entende a importância desse processo para seu desenvolvimento e realização dos sonhos?


Novos modelos de desenvolvimento através de Mentorias e filosofia Coaching tem se destacado por ajudar milhares de pessoas a se identificarem e se encontrarem em suas vidas. A intenção é conduzí-las a empreender seja qual for área de sua vida, com mais propósito, numa projeção de crescimento gradativo mais satisfatório alinhado a qualidade de vida que buscam.


Gerenciar e liderar a si mesmo é um desafio onde muitos por si só não conseguem, em vários estágios da vida se perdem e não sabem para onde ir. Isso acorre por alguns fatores segundo especialistas da área de desenvolvimento humano. Dois deles relacionados a comportamentos errôneos que abordaremos a seguir, pelo qual passamos em diversos períodos da vida, e muitas vezes não nos apercebemos.


Reflexão comportamental


O primeiro deles é o #isolamento social das pessoas que você precisa estar próximo para crescer. Esse distanciamento pode ocorrer no ambiente familiar, corporativo ou  mesmo social.


"Vivemos numa selva de pedra onde nossa cultura de buscar e lutar sozinhos por nossos objetivos, muitos apenas  pela sobrevivência, tendenciamos a se isolar naturalmente das pessoas que estão importantes, em função das demandas do dia a dia, dado às responsabilidades que vamos adquirindo em nossa liderança"

Dentro desse fator, há também a cobrança que o mercado de trabalho e sociedade nos exige de atualização, nos mais variados papéis a desenvolver como homens e mulheres. Quando nos damos conta, estamos num ativismo de rotina maluca, e muitas vezes sem resultado, e o pior, com a crença equivocada de que se não estivermos fazendo alguma tarefa não estamos produzindo efetivamente. 


É provável que você já tenha se sentido assim...?


O outro fator é a #zona de conforto às condições do que já aprendeu.

Interessante pensar que após muito se debater entre erros e acertos no aprendizado para superar desafios, e quando alcançado certo domínio em uma área, você começa a se acomodar-se numa zona de conforto.


Começa achar também que aquele padrão pelo qual sofreu para se adaptar deve ser seguido e trabalhado na mente dos que fazem parte ou estão se adentrando sob a sua liderança. Na perspectiva de se moldarem na forma padrão que você criou. Ou seja, pela necessidades você sai da zona de conforto e logo depois pela conformidade se adentra nela novamente.


A verdade é que ter segurança demais às vezes nos faz cometer excessos, tomar decisões por conta própria aos problemas e necessidades que se originam do grupo e para o grupo. 

Essa postura centralizadora muitas vezes pode te levar a sofrer resistência e insatisfações das pessoas em sua liderança. Te fazendo perder o controle pelas críticas que vão surgindo, alinhado também aos pensamentos destrutivos, que em muitas ocasiões te fazer acreditar que não consegue cumprir sua missão, te travando no meio do caminho, fraquejando sem motivação para seguir em frente.


Algo nessas conclusões te parece familiar ao resultado que vem adquirindo?


A necessidade de se auto conhecer


Pois bem, a verdade é, que ninguém e empreendimento nenhum consegue se desenvolver por si só ou com mesmo padrão por muito tempo. É preciso inovação de atualização de performance e/ou processos para avançar.


Quando se trata da sua #performance de liderança, há a necessidade de ser relacionável para mostrar e contribuir no mundo quem você é, e o que sabe fazer. Essa autoconsciência demanda em se conhecer em suas necessidades para se atualizar.  No entanto, você não é, e também não sabe tudo. Você precisa reconhecer os momentos de fragilidades, para que possa crescer e tenha contribuição e satisfação das pessoas que lidera. Ainda que essas pessoas estejam sob sua liderança de forma apenas funcional.


Sim, porque sempre precisará de ajuda para liderar com excelência, seja através dos integrantes familiares em seu lar, parceiros ou pares no ambiente trabalho, ou mesmo amigos em seu convívio social. 


"A comunicação inteligente e o relacionamento são a base de tudo.  É preciso manter de certa forma a vaidade equilibrada, a medida que vai amadurecendo em sua lidrença. Você começa a se perceber ao interagir com outras pessoas, que o conhecimento que você sabe é apenas parte do processo. A outra parte do conhecimento está no outro"

Isso é autoconhecimento! Quando você aprende a valorizar o outro a partir das suas necessidades, entende que o aprendizado e contribuição do outro é parte integrante de todo processo. Pensando nesse círculo virtuoso de necessidades para atualização constante e melhor gestão agregadora, listei quatro dicas que aprendi nas minhas experiências de relacionamentos interpessoais, de forma que você possa refletir e não pender ao isolamento natural dos grupos que precisa se associar.


E também não se deixar intimidar pelas circunstâncias, ou mesmo pressões naturais do dia a dia, mas ao contrário, que elas sirvam para ajudar você, a se reinventar em sua liderança trazendo a atenção e confiança das pessoas que estão a sua volta.


Dicas para uma liderança assertiva


A #dica1 é trazer os assuntos de interesse para reflexão às necessidades em comum do grupo. De forma a valorizá-los como partes importantes, todos os integrantes dentro do processo. Impulsionar a participação de todos, na contribuição das boas práticas no dia a dia para benefícios de todos.  O envolvimento das pessoas nos projetos que pretende desenvolver virá de forma natural, quando você valorizar o pequenos esforços, de contribuição dos envolvidos.


A #dica2 é alinhar os assuntos com antecedência. Dar tempo para envolvidos refletirem se podem e querem se engajar nas tomadas de decisões para benefício do grupo. Se for na sua casa por exemplo, partilhe seus planos primeiramente com os que  lideram com você. Se for seu cônjuge, ou mesmo seus pais, decidindo em conjunto, a melhor forma de envolver os filhos e/ou demais pessoas que fazem parte do grupo.


Pontue sobre as decisões pertinentes para crescimento de todos, exemplo, sobre educação, disciplina de distribuição e contribuição das tarefas. Se o alinhamento for com a equipe na sua empresa, pontue os objetivos, investimentos a serem adquiridos, ou mesmo contenção de gastos, enfim, o importante que você seja o mais transparente possível quanto ao planejamento e resultado que pretende almejar para que todos se engajem.


A #dica3 é sempre manter contato mais próximo, porque tendenciamos a nos afastar em nossa liderança pelas circunstâncias já mencionadas. Então crie estratégias de encontros ou momentos individual para uma comunicação mais personalizada com cada membro. Lembrando que seu atendimento começa com seus clientes internos, e cada ser humano é diferente do outro. Esse é o coaching de aprendizado, quando disponibilizando tempo para nos relacionar com reciprocidade.


Nos momentos de compartilhamento, exerça mais o ouvir do quer o falar, entendendo com maior precisão e percepção os dilemas e as dores para poder auxiliar, e também extrair o que o outro tem de melhor a entregar. 


E por fim a #dica4 é você aprender delegar demandas. Não queira resolver tudo, quanto mais você envolver as pessoas no objetivo alvo, mais elas entenderão a visão e estarão dispostas a contribuir. Além do que, estará formando novos líderes a multiplicarem o que aprenderam, formando uma cadeia de aprendizado para interdependência de um futuro cada vez melhor. Essa é a missão do seu propósito, ajudar formar outros líderes através do seu legado.


Essa também é minha missão aqui neste post com você, te fazer refletir através do autoconhecimento ao desenvolvimento que precisa para avançar em seus projetos pessoais, ou em seu negócio. Te auxiliar a empreender melhor através do #planejamento #estratégico, e colocar em prática seus planos com maior produtividade ao resultado busca em cada um deles. E você pode contar comigo nessa jornada!


E então gostou das dicas? Me diga abaixo nos comentários, qual delas você mais se identifica aos relacionamentos que precisa desenvolver em sua liderança? 

Um abraço, 


Silvia Mota 

Mentora e coach

Desenvolvimento pessoal


bottom of page