top of page

A satisfação de uma vida com propósito. 7 dicas direcionadoras aos seus objetivos.

Atualizado: 12 de jul. de 2021

Olá,


Neste post abordaremos um pouco mais sobre a importância do autoconhecimento, visto que, exercer uma boa liderança de si mesmo, está diretamente ligado a nos conhecer em nossas fragilidades e forças.


A relação entre o propósito e a atuação estratégica ocorre na medida em você encontra meios para ir ao encontro dos seus objetivos cumprindo sua missão de vida.

A palavra coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa “coach”, o termo passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.


O Mentoring também um termo do inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Esse é meu desafio com você, te mentoriar através dessas ferramentas na direção dos seus objetivos ao que quer empreender na sua vida.


Normalmente a maior dificuldade das empresas, ou mesmo profissionais não executarem um plano estratégico de ações, ocorre pela falta de visão clara sobre seus objetivos. Essa pesquisa é divulgada praticamente todo ano pelo Sebrae, onde tantas empresas fecham no período de dois a cinco anos por falta de planejamento.


Autoconsciência é o estado de etendimento próprio de quem eu sou, qual a minha missão de vida e para onde eu caminho?

Entenda a raiz da procrastinação

Essa constante avaliação deve ou deveria acontecer de tempos em tempos sendo você pessoa física ou jurídica, principalmente quando se percebe operacionalizando ou procrastinando demais em suas demandas diárias. É nesse período que normalmente perdemos o foco sem saber o que fazer. 


Ambas situações leva a visão ofuscada sobre o que almejamos crescer sustentavelmente. No caso do comportamento procrastinador, se torna importante analisar dentro de si e se perceber se a paralisação está ocorrendo por falta de atualização de em suas habilidades, ou saturação daquela área de atividade que desenvolvia com prazer.


Na primeira avaliação, pode ser mais simples, talvez esteja faltando se renovar em suas habilidades para ativar a criatividade interna natural de sua personalidade. Assim mudar o seu estilo de vida com hábitos mais saudáveis a dor que está incomodando pode melhorar em seu processo de desenvolvimento, e obviamente seus relacionamentos, ao melhorar sua expansão mental de visão.


Ao mudar seu estilo de vida, você naturalmente estimula a mudança da sua visão do mundo, ao se permitir novos aprendizados e experiências como por exemplo, leituras de livros ou cursos rápidos sobre novos assuntos de interesse, conhecimento de novas culturas, ou mesmo compartilhamento de suas vivências em novos grupos de pessoas.


As pessoas erram por procurarem culpados às situações problemas que estão vivendo, o que não resolve, mas trazer para si a autoresponsabilidade, e buscar melhoria em sua forma de administrar situações e lidar com as adversidades, e continuar avançando em seus projetos.


Passei por essa experiência onde tinha as habilidades técnicas, mas em determinado momento não sabia mais o que fazer com ela, porque estava estagnada na minha carreira.  Após atuar por vinte anos, com suporte estratégico para ajudar conduzir equipes de liderança, algo que amava realizar, além do relacionamento com clientes, com o passar dos anos, se tornou um peso. Aquela atividade não me trazia mais realização, e não entendia porque tudo àquilo estava acontecendo.


É preciso ressignificar o comportamento procrastinador em produtivo


Talvez você esteja vivendo essa situação em alguma área da sua vida. Em ambas situações haverá a necessidade de se ressignificar em seu propósito no mundo. Seja porque sua visão ficou ofuscada pela rotina automática de operação e precisa se atualizar em novas habilidades, ou porque está procrastinando pela saturação naquela área da atuação.


Ao passar por esse processo, me fez refletir por um tempo sobre meu comportamento, de levar meu trabalho por obrigação, ao mesmo tempo abrindo minha visão sobre os ambientes de convívio, de como tal peso e sentimentos estavam prejudicando meus relacionamentos no âmbito familiar e social.

A dor da ressignificação me permitiu enxergar melhor minha existência no mundo, ao ler livros que conectavam meu ser com as forças universais, no que compreendem meu relacionamento com Deus, alinhado a outras literaturas sobre desenvolvimento humano e inteligência emocional.


Essa transformação me impulsionou a pensar sobre tudo que tinha vivido até o momento, avaliando meus aprendizados, ponderando comportamentos positivos e destrutivos, e decidindo quais valores continuaria a levar para meu futuro em um novo caminho, ou seja, e me reenquadrar em novos padrões e crenças ao que acreditava.


Realmente se trata de um processo muito doloroso, mas ao mesmo tempo renovador para me redescobrir, e perceber que não havia nada de errado comigo, minha missão continuava a mesma, continuar ajudando pessoas a se encontrarem. O que precisava era buscar dentro mim, e não necessariamente naquela atividade, ou na aprovação das pessoas, a certeza de quem eu era, porque havia me perdido em minha identidade.


Isso pode estar acontecendo com você, só conseguirá atuar com propósito, exercendo a liderança de si mesmo e empreender nas áreas de sua vida com entusiasmo, quando desempenhar o que realmente satisfaz seu interior, o propósito de vida que é somente seu para ajudar outras pessoas.


Se permita um tempo de qualidade para se reencontrar em seu propósito de vida.


Se você está vivendo uma dessas situações, se percebe  procrastinando nas simples tarefas do dia-a-dia, ou mesmo tudo o que faz já não faz mais sentido em sua vida, quero compartilhar com você 7 dicas comportamentais que me ajudaram a me reencontrar, e podem te ajudar você também, de forma a se realinhar em seu propósito de vida, e volte a produzir com alegria.


#dica1 Reflita ao pensamento crítico sobre sua identidade.


A entender quem você é?

Saber que você foi criado um ser humano único com dons, habilidades e características singulares para cumprir o propósito destinado somente a você, sendo este propósito em seu lar, no seu trabalho ou na sociedade.


Você precisa ter essa certeza dentro de si, e não no que os outros ou sua atividade de trabalho dizem de você. Claro que, o que você faz diz muito sobre quem é, mas sua identidade está acima do que você faz.


#dica2 Substitua padrões comportamentais destrutivos por positivos.


Identifique e reconheça as raízes para não se sabotar em sistemas de crenças limitantes que herdou de gerações passadas, ou adquiriu por conta do ambiente ou da cultura.


Perceba que os sentimentos destrutivos são pequenos demais diante do que você é capaz de produzir de bom para si mesmo, e para as pessoas ao seu redor. 


#dica3 Aprenda a liberar perdão.


Sobre seus erros próprios ou experiências traumáticas advindas de sua infância, ou mesmo vividas no percurso de sua da vida. Procure olhar as situações de fora, sem julgamentos ou procurando culpados. Exerça empatia com você mesmo, você é humano e errar para avançar faz parte da vida.


Ao se perdoar, saberá entender seu próximo, cultivar o bom relacionamento com as pessoas que passaram ou estão em seu ciclo de vivência. Mesmo as experiências ruins, elas foram importantes porque te ajudaram a decidir melhor, a chegar onde estás, e ser quem é hoje.


Para amar quem você é, você não pode odiar as experiências que te lapidaram.

Honre a sua trajetória, e crie seu próprio legado.


#dica4 Pratique os princípios de gratidão e fé.


Primeiramente a Deus, as pessoas e as situações de tudo que viveu até o momento, e de tudo que viverás também. Ainda que experiências negativas, elas serviram para te moldar em seu caráter.


A gratidão é o princípio da fé para você evoluir a cada dia como pessoa. A gratidão te liberta das suas limitações, você aceita com naturalidade as leis universais que regem o mundo, e que você não pode controlar.


A gratidão alinhada a fé que exerce em Deus, te faz acreditar e confiar de que tudo tem o seu tempo certo para acontecer, e você aprende a respeitar esse tempo.


#dica5 Exercite sua mente.


Com leitura diária de literaturas que te coloque em conexão com as leis universais, no que compreende a existência de Deus e o seu relacionamento com Ele. Conhecer a si mesmo, implica em você conhecer a Deus, quem te fez e pode te ajudar em seus crenças interiores. A Bíblia é uma ótima opção para conhecer a Deus, especialmente o novo testamento que conecta o ser humano ao Seu criador por Jesus, o Salvador.


Além da Biblia que conecta você espiritualmente, faça estudos em outras fontes para crescer intelectualmente, nas áreas que precisa desenvolver na sua vida, seja pessoal ou profissional, e que contenham cases de sucessos, bem como depoimentos de evolução de outras pessoas.


Os livros de estudo científicos, bem como tendências estatísticas também ajudam abrir a mente inteligente para refletir onde tem errado em seus projetos, se posicionando na resolução rápida dos problemas que vão surgindo, com tomadas de decisões mais seguras e conscientes.


#dica6 Analise influências do passado que estão te paralisando.


Ainda que boas lembranças de lugares ou pessoas especiais, mas que já não fazem mais parte da sua vida hoje. 


Se permita novas experiências com as pessoas do seu convívio atual que escolheu para continuar caminhando com você, também não se estagnando nesse ciclo, mas abrindo-se para novos contatos, tirando a percepção de que perdeu ou deixou de viver algo bom no passado. O que passou, passou!


Assim, siga se desapegando do passado, olhando para trás como experiências importantes ao seu crescimento, e para frente se permitindo novas experiências ao que almeja no seu futuro.


#dica7 Crie novos hábitos saudáveis a sua evolução.


Pense qual hábito gostaria de se disciplinar para melhorar sua qualidade de vida? Como prática de exercícios físicos por exemplo, aqui inclui muitas opções: caminhada, corrida de rua, academia, ciclismo, natação, pilates, enfim, a mente é exercitada quando exercitamos o corpo e o espírito em conjunto.


Outras opções de hábitos saudáveis que nos faz nos sentir bem: trabalhos voluntários ligado a uma causa que se identifique a contribuir. Conhecer e entender novas culturas, se permitir desenvolver e criar novas artes, como trabalhos de mão, crochê, pintura, tocar um órgão musical, ou mesmo na arte culinária, a fazer pratos diferentes para honrar as pessoas importantes que estão ao seu lado.


São experiências que contribuirão para abertura da visão sistêmica às necessidades do todo, e onde você faz parte desse processo melhorando seu desenvolvimento humano, e ajudando outras pessoas a evoluírem com você.


Essa abordagem fez sentido para você? 


Se sim, comenta aqui no blog sua opinião, percepção ou experiências que está vivendo. Será um prazer interagirmos mais ao que podemos avançar em nossa evolução humana. O seu aprendizado é também o meu aprendizado. 


Um abraço,


Silvia Mota

Mentora e Coach

Desenvolvimento pessoal


bottom of page